Competição de inteligência artificial anuncia robôs que fazem arte

01/08/2018 - 14h44min - Por Ohana Simas
COMPARTILHE
FACEBOOK Twitter

A RoboArt é uma competição cujo o intuito é mostrar artes criadas por robôs que usam inteligência artificial e seus vencedores acabam de ser anunciados. Com mais de cem inscritos em dezenove equipes, as obras tiveram votação aberta ao público e depois foram julgadas por um painel de artistas, críticos de arte e especialistas em tecnologia. 

O vencedor da competição foi o norte-americano Pindar Van Arman, especialista em robótica, utilizando sistemas de aprendizado de máquina para a criação das pinturas com seu robô CloudPainter e teve como premiação 40 mil dólares. O robô criou seis retratos e uma recriação da obra impressionista de Paul Cezanne. 

O robô de pintura usado por ele usa uma cabeça de impressão personalizada para pintura 3D. Conta com múltiplos braços e funciona com um elaborado algoritmo de aprendizagem. Na prática isso quer dizer: esses equipamentos tomam decisões estéticas de forma independente.

A cada dia cresce a utilização de inteligência artificial na composição de artes. O aplicativo Prisma é um exemplo a ser citado. Ele elabora imagens com a utilização de inteligência artificial e faz com que elas se pareçam com pinturas. Confira aqui as imagens: 
 











Outras Notícias
© 2016 Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia