5 tipos de arquivos comuns na fotografia e quando você deve utilizar cada um deles

13/10/2016 - 01h34min - Por
COMPARTILHE
FACEBOOK Twitter

O formato JPEG é conhecido por ter um alto padrão de compatibilidade. Não importa como você deseja compartilhar suas fotografias, tanto em redes sociais quanto para impressões o JPEG é sempre suportado. JPEG é o mais indicado para ser compartilhado devido a sua facilidade de leitura.

No entanto, existem algumas desvantagens em salvar arquivos JPEG. Para começar, este formato não suporta transparência dentro das imagens. A qualidade de compressão também é discutível, é possível que você não obtenha os padrões desejados ao salvar a imagem. Alguns usuários sugerem que se você salvar o arquivo JPEG na máxima qualidade irá obter resultados aceitáveis, porém outros ainda não estão convencidos disto.

MELHOR PARA: Compartilhamento on-line de imagens.


O formato Photoshop, também conhecido por sua extensão PSD, é o formato padrão para salvar seu trabalho. Ele possui compatibilidade com uma série de produtos da Adobe, incluindo Ilustrator, InDesign Premiere e After Effects. É um dos únicos arquivos que podem salvar um arquivo com todos os recursos do Photoshop incluídos, como camadas e efeitos.

Apesar de ser uma excelente maneira de preservar todos os ajustes feitos no Photoshop, geralmente o arquivo PSD não é aceito para compartilhar com os seus clientes por exemplo, sendo que ambos devem contar com os sistemas da Adobe para abri-lo. O PSD é útil para salvar o seu trabalho tornando fácil o processo de retomada assim que desejado.

MELHOR PARA: Salvar seus arquivos para que você possa voltar a edita-los mais tarde.


O formato PNG é um tipo de arquivo sem perdas, isso significa que você pode salvar seu trabalho sem nenhuma perda na qualidade final da imagem. O formato foi baseado em um tipo de arquivo GIF, mas permite maiores taxas de bits e pode preservar a transparência ao fundo, minimizando as bordas recortadas. PNG é um excelente formato para publicar imagens na WEB que necessitam de elementos transparentes.

As desvantagens incluem um arquivo de tamanho grande, isto significa que enquanto é bom para web, ele deve ser utilizado com moderação e somente quando necessário para fins de transparência. O uso excessivo de arquivos PNG em um servidor web pode resultar em uma experiência mais lenta para os usuários, além do aumento dos custos para o proprietário do site.

MELHOR PARA: Preservar transparências em imagens destinadas a web.


O Tagged-Image File Formact (TIFF) é um format extremamente flexível, é um dos melhores para armazenar suas imagens no Mac ou computador. O formato TIFF é compatível com quase todos os gráficos de edição de imagens e aplicativos disponíveis atualmente. Além disso, o TIFF suporta um grande número de padrões de cores, incluindo CMYK, RGB, Lab, Indexed Colors e tons de cinza.

Semelhante ao PNG, TIFF também é capaz de preservar transparência, conta com o bônus de incluir canais alfa, que ditam o grau específico de transparência. Os arquivos TIFF também podem salvar camadas do Photoshop para que eles possam ser reorganizados e editados em um momento posterior. Se você estiver salvando uma imagem HDR com grande quantidade de gama o TIFF pode salvá-la a uma taxa de até 23-bits por canal.

Os arquivos TIFF podem conter um monte de informações, mas consequentemente se torna grande devido a isto. Ele é compatível com vários programas de edição, porém nem todo site de rede social ou dispositivo será capaz de exibi-los corretamente. TIFF é o melhor indicado para arquivar imagens no computador, preservando a qualidade, indicado também para impressão em alta qualidade.

MELHOR PARA: Fins de arquivamento e retenção máxima de qualidade.


O Graphic Interchange Format (GIF) também está incluso nesta lista, simplesmente para que possamos alerta-lo para que não utilize. Imagens GIF são arquivos extremamente compactados, projetados especificamente para aumentar a velocidade de transferência via web. O PNG foi desenvolvido como uma alternativa para o GIF, mantendo a qualidade muito além do que ele suporta.

Imagens em formato GIF geralmente são utilizadas para animações de baixa qualidade na web. O GIF apresenta uma gama de cores limitada, não se adequando aos padrões de alta resolução que temos hoje.

MELHOR PARA: Animações de baixa qualidade destinadas a sites.

Fonte: PetaPixel

Outras Notícias
© 2016 Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia