8 dicas para maximizar a sua produtividade

13/10/2016 - 01h09min - Por
COMPARTILHE
FACEBOOK Twitter

Foto: Galymzhan Abdugalimov

1- Ferramentas – Menos é mais

Uma pesquisa realizada por High Performance Lifestyle descobriu que a ferramenta preferida era o clássico “lápis e papel” seguido por Evernote, smartphone, e o calendário. Escolher as ferramentas é o primeiro passo para organizar o seu dia e existem milhares de programas e aplicativos para ajudá-lo. As ferramentas mais simples e bem integradas são as melhores para você não gastar tempo. Quanto mais automação de processos simples uma ferramenta contém, melhor para o seu tempo.

2) Crie um registro

Um exercício útil e muitas vezes surpreendente é manter um registro de suas atividades durante vários dias, assim você vai entender para onde o seu tempo foi. Pense como alguém que está contando calorias. O registro tem que incluir suas atividades diárias, e deve incluir tudo: as conversas telefônicas, reuniões, tarefas, tempo nas redes sociais, etc. Depois de analisar esses dias, você vai ter um panorama claro do tempo gasto em várias atividades, e você verá áreas de oportunidade.

3) Planeje o seu dia

Passe os últimos 30 minutos do seu dia para planejar o dia seguinte. Desta forma, você vai começar o dia com uma ideia clara das tarefas que você tem que fazer. Existem muitas ferramentas para organizar o seu dia, uma dica é visitar sua loja de aplicativos e pesquisar qual mais se encaixa as suas necessidades.

4) Comece com pequenas vitórias

Se você pode completar várias tarefas no início do seu dia, você terá começado a sua jornada para o sucesso, conseguindo motivação para o resto do dia. A meta pode ser das mais simples até algo bem específico, como “terminar de editar aquele material pendente”.

5) Limite sua disponibilidade

Tire um tempo para trabalhar sem distrações, com o máximo de concentração focada em uma tarefa. Desative as notificações, chamadas, e-mails e outros meios pelos quais você pode ser contatado.

Foto: Sergei Zolkin
6) Planeje as interrupções

Assim como é importante passar um tempo sem distrações, é importante planejar o tempo de se desligar do trabalho e distrair a mente. Isso irá ajudá-lo a voltar a trabalhar com a mente clara. Há também muitas teorias e técnicas, como o Pomodoro que argumenta que após cada 25 minutos corremos o risco de perder a concentração e sobrecarregar, então devemos parar por 5 minutos depois de 25 minutos de trabalho. Existem vários cronômetros on-line com base neste conceito, como Pomodoro Timer.

7) Quantifique

Calcule o tempo das tarefas estimadas e mantenha o controle do tempo gasto com cada uma ou cada tipo. Se você achar que precisa de mais tempo para terminar um trabalho, marque esse tempo especificamente. Não deixe em aberto para quando puder no futuro, porque quem sabe quando vai ser? Também é importante que o tempo extra não seja perdido. Se você pode ver claramente quais tarefas estão tomando menos tempo, você pode usar a informação para melhorar o seu planejamento no futuro.

8) Desligue

Mais fácil dizer do que fazer, mas é importante para se desconectar do trabalho e para aqueles viciados em celular: desligue-o. O mundo não vai acabar se você não estiver 100% disponível.

E você, quais técnicas você usa para maximizar o seu tempo?
Fonte: HubSpot

Outras Notícias
© 2016 Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia