Em clima de copa, dicas para fotografar os jogos

19/06/2018 - 10h08min - Por Ohana Simas
COMPARTILHE
FACEBOOK Twitter



Tempos de copa são dias de muita alegria e muita união no país. Todo mundo se reúne, coloca a camisa da seleção e torce para que cada jogo seja uma vitória. E para os fotógrafos, não é diferente. Os apaixonados por futebol fazem de tudo para ter fotos incríveis dos melhores momentos. 

Sabe aquela coisa de estar assistindo o jogo e prestar atenção em cada câmera, lente e equipamento dos fotógrafos oficiais dos jogos? Isso existe. E pensando em ajudar você que deseja entrar nesse mundo de fotografar esportes rápidos, aqui estão algumas dicas do fotógrafo Jeremy H Greenberg:

1.    Use uma lente longa

A ideia é usar uma lente como a 85-200mm, ela é uma teleobjetiva longa e basta que você se aproxime da ação. Ela lhe dará a oportunidade de se adaptar rápido à mudança, já que os atletas se movem muito rapidamente. 


2.    A lente não deve ser tão longa




As lentes super longas não são necessárias, pois além de serem pesadas e volumosas, elas são caras. Essas lentes podem ser úteis para esportes motorizados. 


3.    Obturador e distância focal




Para evitar fotos tremidas, você precisa utilizar a velocidade do obturador de maneira que seja proporcional à sua distância focal. Um tripé anularia essa regra, porém muitos lugares não aceitam. Então, caso utilize uma lente 200mm o jeito certo seria usar 1/200 e assim com as outras lentes.


4.    Panning 




A proposta do panning é colocar o objeto em movimento no seu visor e se movimentar com ele. Você possui mais tempo para compor a imagem.

Para aplicar a técnica é preciso que objeto esteja em um lado do quadro e você mova para o espaço negativo do outro lado do quadro. Funciona em torno de 1/60 de segundo ou mais rápido em movimentos mais rápidos. 


5.    Teleconversor 




Para aumentar a distância focal você precisará de um acessório chamado teleconversor. Ele é capaz de aumentar de 1.4x a 2.0x. Exemplo, se você tem uma 200mm ela irá se tornar uma 400mm.

Eles são pequenos e baratos, porém, você perderá um ponto de luz com o uso de um desses. Durante o dia será tranquilo, mas durante a noite você precisará de muita luz para não prejudicar o ISO.

 
6.    Borre o movimento 

Você precisa considerar borrar ou não borrar o movimento, ou seja, você pode deixar sua imagem congelada ou pode ter algo se movimentando nela. É questão de gosto. 


7.    Congele o movimento



Para esse processo você de 1/500 de segundo ou até mais. Teste e ajuste conforme a velocidade do seu objeto. 


8.    ISO baixo 




É importante utilizar o ISO apenas até 400. Menos é mais, especialmente com esportes. As imagens serão mais nítidas, considerando a velocidade do obturador que você está usando. 

Se você estiver utilizando a velocidade muito alta, talvez, precise utilizar um ISSO mais alto para compensar a perda de luz. 


 

Outras Notícias
© 2016 Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia