5 dicas práticas para fidelizar seu cliente

13/10/2016 - 00h34min - Por
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Via Portal Photos - Fotos: Sam Morando


Há quem acredite que fidelizar cliente é uma das tarefas mais difíceis. E posso garantir, é difícil sim, mas totalmente possível!
Parto do pressuposto que você já fotografa bem e tem em mente que, fidelizar o cliente, vai além de acreditar que ele está somente atrás de preço. É bem verdade que alguns contratam apenas por esse quesito, mas garanto que muitos conhecem você melhor do que você mesmo e escolhem seu serviço mais pelo que você é do que pelo que você apresenta.
Dica 1: Seja você mesmo!
E pra quem está começando, recomendo que identifique o seu negócio, a sua fotografia… Não copie uma foto, um texto, um flyer. Você pode admirar bons profissionais do mercado, mas saiba que eles não estarão na sua foto. Fotografia é arte, criatividade, é sua vida, suas experiências, seu livros, suas músicas, seus sonhos, sua viagens, seus amores.
A sua marca precisa estar na honestidade das fotografias que você faz e apresenta ao mundo. Não finja ser quem não é, de nada vai adiantar, seu cliente comprar sua fotografia pela internet e ao receber o material, não ser o que comprou.

Dica 2: Conheça o outro!
Para fidelizar o cliente é importante saber o que ele quer, quando quer e como quer. Sendo assim, mantenha os cadastros atualizados; de tempos em tempos, contate o cliente, saiba o que está fazendo, como estão as coisas, tenha relacionamentos além do comercial.
Às vezes, nós marcamos encontros com clientes de afinidades semelhantes. Já realizamos pic nics, saímos pra jantar juntos, trocamos experiências de maternidade e até mesmo estivemos juntos em velório de familiares. Realmente é um envolvimento grande, mas ultrapassa o comercial, pois somos completos e não partes. Tenha tempo com o que anda acontecendo com o seu cliente, e seja sincero nessas ações, de nada vai adiantar você ir a um velório para se solidarizar com a dor dele, se você não estiver disposto a isso.

Dica 3: Atendimento exclusivo
Em tempo de distanciamento físico com o uso excessivo de internet, busque situações em que o cliente sinta-se único, exclusivo. Utilize até mesmo as redes sociais, mas nada de “mais um trabalho concluído”, “a caminho de mais um casamento”. Mais um é qualquer coisa, é apenas mais um! Seja criativo, se for o caso inspire-se em músicas ou até mesmo contrate agência de publicidade para auxiliar nessa tarefa, mas mostre para o cliente que aquele é o “casamento do ano”, “retornando de uma festa sensacional”. Seja mais você e o seu cliente, e não qualquer outro. Todo mundo gosta de ser lisonjeado, reconhecido, paparicado! E porque não fazer isso com seu cliente?
Atendimento exclusivo também precisa ser no pós-evento. Mantenha a comunicação após a entrega do trabalho, faça avaliações, feed backs, solicite depoimentos, esteja disponível para os retornos posteriores a negociação inicial, esclareça dúvida e faça acontecer! Mostre o seu diferencial, até mesmo, surpreenda com mimos.
Dica 4: Programa de fidelidade
Grandes empresas já perceberam o sucesso dos programas de fidelidade, de bonificação, de descontos e até mesmo de brindes, até nas campanhas “indique amigo”. Que tal estudar a ideia dessa estratégia e investir em seu negócio? Cliente feliz e satisfeito atrai outros clientes, e você cria seu círculo de networking sem precisar de tanto esforço. Eu tenho uma cliente que me contrata, e me indica, e diz que antes de decidir sobre a festa, precisa saber da disponibilidade da minha agenda. E essa cliente me indica dizendo que “faço as melhores fotos da vida dela e ainda tenho a melhor gargalhada e o melhor abraço!”, será?! O que importa mesmo é que ela tem desconto e brinde comigo, afinal muitos outros clientes nossos, foram indicados por ela. Gente feliz atrai gente feliz!

Dica 5: Simplicidade
Facilite a vida do cliente sendo simples, mas também honrando pelos seus compromissos. Prazo pra receber nossos pagamentos, mas também para entrega de material. Seja simples em todos os seus meios de comunicação, seja cordial e simpático. Atualmente o cliente também investiga nossa vida e se você tem cachorro e uma família tradicional e ele gosta disso, forte indicio para que ele te contrate, ou se você gosta de balada e heavy metal… Não importa o gosto, importa é a simplicidade em suas atitudes. Comunicação transparente, segura, íntegra.

Essas são pra mim algumas das dicas que usamos em nosso negócio. Claro que há muitas outras, mas eu acredito que você deve identificar as suas dicas e buscar o seu lugar no mercado oferecendo soluções diferenciadas para seu negócio e o seu cliente. Atribua mais valor, do que preço, aos seus produtos e serviços, mostrando que você é diferente da concorrência.
E contribua com suas dicas também, vamos colaborar para que mais pessoas estejam felizes e satisfeitas com as nossas fotografias, do que ficarem na busca do indefinido.

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