10 dicas para fotografar na neve

13/10/2016 - 00h30min - Por
COMPARTILHE
FACEBOOK Twitter

Via Portal Photos


Para você, fotógrafo que conseguiu uma folga (ou que vai viajar a trabalho) e vai para o exterior nesse final de ano. As temperaturas baixas trazem tons diferentes do nosso verão, seja nas roupas, ou no próprio cenário. Mas o que mais chama atenção com certeza é a neve, não é? O site da blogueira e fotógrafa, Audrey Ann reuniu várias dicas legais para fotografar aquele cenário com neve. Vamos conferir?
1. Prepare sua câmera

Foto: Audrey Ann
Em primeiro lugar o que você precisa fazer é preparar a sua câmera para o clima e a mudança de temperatura, não vá direto da sua casa quentinha para o clima gélido lá fora com a sua câmera. É melhor ir aos poucos, deixe sua câmera na bolsa até a saída, entre no carro, ou algum outro espaço que já seja fora de casa, e aí tire ela da bolsa. Também se lembre de deixar ela na brisa mais gelada antes de começar a usar, deixe ela pendurada no pescoço por um tempo antes das primeiras fotos.
2. Use a composição de exposição em 1 ou mais

Foto: Mark Elliott
Um dos problemas de tirar fotos da neve é que se você deixar sua câmera controlar o a exposição (automático ou modo prioridades) você provavelmente vai ter algumas fotos subexpostas. Isso porque sua câmera vai tentar colocar tudo no seu alcance em um cinza médio, e quando vê toda aquela neve branquinha tenta escurecer tudo para ficar 18% cinza. Então, para sua foto ficar legal, ajuste sua exposição para imagens na neve. Você deve definir manualmente a sua exposição e disparar sobre a neve, ou usar a compensação da exposição no modo semi-manual, e expor a um ou dois no medidor. De todo modo, coloque o medidor no rosto do seu fotografado e use o sistema de zona para definir a exposição da pele.
3. Fotografe em RAW

Foto: Nicholas Yee
Se você tem a facilidade de fotografar em RAW, agora é a hora. Pode ser complicado na hora de expor na neve, pelo que já foi falado. E com RAW, você terá um pouco mais de margem para corrigir a sua exposição mais tarde.
4. Verifique se o seu histograma

Foto: Joshua Waller 
Se o seu cenário estiver com luz solar, pode ser difícil ver a imagem da tela da câmera para ter certeza de ter ajustado na exposição certa. Se este for o caso, verifique o seu histograma nas primeiras fotos para garantir que você não está perdendo destaques.
5. Balanço de branco

Foto: Luke Austin
É sempre uma dificuldade com o balanço de branco nas condições de neve, e o automático também vai ser complicado. Então use o balanço de branco manual. A neve tende a ir para o lado mais azul, então você pode querer usar um balanço de branco mais quente, mas não tente compensar demais, ou você terá neve amarela. O ajuste é para chegar o mais neutro possível, mas com uma coloração azul perdida nas sombras.
6. Use cores brilhantes

Foto: Kim Leuenberger
Com toda a neve branca envolta, pode ser legal usar cores mais vibrantes, então o seu fotografado irá aparecer mais no fundo da foto. Chapéus são um jeito muito legal de focar nos rostos e (apesar das cores vibrantes) às vezes usar roupas totalmente brancas também faz uma boa composição.
7. Cuidado com a bateria

Foto: Dylan Furst
No tempo frio, sua câmera vai descarregar muito mais rápido que o normal. Então tenha certeza de que sua bateria está completamente carregada, e se você for fotografar por um tempo maior, leve aquela bateria extra com você.
8. Proteja a sua câmera da neve

Nicholas Yee
Se está realmente nevando enquanto você estiver fora, você pode querer usar uma capa de chuva para a sua câmera (se são só alguns floquinhos de neve não tem problema), como são baratas pode valer a pena ter uma só para um caso de necessidade.
9. Brinque com a luz

Foto: Kyle Kuiper
A beleza de fotografar na neve é que o sol nasce mais tarde e se põe mais cedo, o que significa que você achará muito mais fácil aquela linda iluminação. A neve branquinha também age como um refletor envolta de você. Toda a luz saltando ao redor normalmente significa que você pode ter alguma linda luz nos olhos também.
10. Prepare sua câmera para voltar

Foto: Grizz
Da mesma forma que você preparou seu equipamento para o frio, tenha certeza de que ela irá se adaptando lentamente à troca inversa de temperatura. Se possível, coloque um saquinho de gel silício na mochila da câmera, para absorver a umidade.
Não esqueçam: de nada adianta que os seus fotografados estejam congelando, com certeza as expressões não vão ser legais. Tenha certeza de que todos estão quentinhos.
Agora quem não queria viajar vai querer não é? Quem ficou com vontade de fotografar na neve aí??

Outras Notícias
© 2016 Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia