Dicas para levar suas fotos de paisagem ao próximo nível

05/04/2018 - 11h29min - Por Arthur Manson
COMPARTILHE
FACEBOOK Twitter

Albert Dros, fotógrafo profissional de paisagens na Holanda, resolveu fazer um artigo para ajudar iniciantes e profissionais que também trabalham com a fotografia de paisagens. Confira essas dicas e nos diga o que achou!


Dica #1 

A maioria das fotos de paisagens são gravadas com lentes amplas. Tente uma teleobjetiva e experimente longas distâncias focais de 100mm-300mm e fotografe padrões ou pequenos detalhes em paisagens. 


Dica #2

Use movimento. Nuvens se movem, a água se move. Tente criar dinâmicas no seu quadro com o uso de água ou nuvens em movimento. Você pode fazer isso usando velocidades longas ou curtas do obturador. Você pode usar filtros para criar exposições mais longas ou criar drama com exposições muito curtas. Sempre experimente diferentes tempos de exposição com as nuvens e a água.


Dica #3

Ao fotografar com lentes mais longas, use camadas e compressão. As paisagens são totalmente diferentes com lentes longas e você pode comprimir objetos em primeiro e segundo plano para dar muita profundidade à sua foto


Dica #4

Use a luz para sua vantagem. A luz sempre muda especialmente durante o pôr do sol e nascer do sol. Procure detalhes e objetos isolados pela luz. Isso acontece muito nas montanhas, onde nuvens e luz brincam em picos durante todo o dia.


Dica #5

Ao fotografar com ângulos amplos, aproxime-se muito dos objetos para criar profundidade em sua foto. Tão perto que sua lente quase toca o objeto em primeiro plano. Isso pode ser uma flor, uma planta ou qualquer coisa. Você pode usar o foco de empilhamento para obter tudo em foco ou escolher uma abertura muito ampla para obter o primeiro plano completamente fora de foco/desfocado. Ambas as opções oferecem visuais diferentes e podem ser usadas de maneiras agradáveis.


Dica #6

Faça uso de estrelas do sol em sua composição. Ao fotografar diretamente no sol e fechar sua abertura para f / 16-f / 22, você verá que sua lente criará uma estrela solar. Lentes diferentes têm características diferentes. Algumas lentes criam lindas estrelas do sol e você pode querer usá-las. Posicione o sol contra uma borda, como o horizonte ou apenas um objeto no quadro. Ao posicioná-lo ligeiramente contra uma borda, as estrelas do sol ficarão melhores. 


Dica #7

Aprenda a fotografar com lentes grande angular e lentes olho de peixe. Aprenda a técnica 'defish' que possibilita a criação de um tiro não distorcido a partir de uma foto fisheye. Isso pode ser extremamente útil para fotografar paisagens muito amplas.


Dica #8

Não tire sua câmera imediatamente e procure por possíveis quadros. Ande pela natureza e use seus olhos. Tente visualizar como as coisas ficariam na sua câmera. 


Dica #9

Isso pode parecer muito óbvio, mas é importante treinar seus olhos sem parar. Olhe ao seu redor em todos os lugares e tente ver composições em potencial na vida cotidiana. Isso pode parecer difícil e ser um fotógrafo de paisagens pode ser muito cansativo por causa das possibilidades ininterruptas que a natureza oferece, mas você consegue!

Outras Notícias
© 2016 Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia