Google e Mozilla trabalham em novo formato de imagem superior ao JPEG

06/02/2018 - 13h31min - Por Arthur Manson
COMPARTILHE
FACEBOOK Twitter

A Google e a Mozilla, donas dos navegadores Chrome e Firefox, estão trabalhando juntas no desenvolvimento de um novo padrão de imagem para substituir o famoso JPEG. Utilizando a tecnologia AV1, que já é utilizado em vídeos, o novo formato promete fornecer imagens com tamanho 15% menor que o HEIC, método avançado de compressão criado pela Apple e usado em seus produtos.


O novo padrão de imagem está sendo feito pelo grupo Alliance for Open Media, que também conta com outras empresas de tecnologia além de Google e Mozilla. O objetivo é desenvolver e incentivar a proliferação e adoção de imagens comprimidas com AV1 futuramente.

 


O projeto ainda está em estágio inicial, mas já está animando profissionais que trabalham com imagens, segundo o CNET. De acordo com Kelly Thompson, da empresa de imagem 500px, "os equipamentos que usamos para captura e exibição de imagens estão excedendo os limites do JPEG."


Assim como GIF e o PNG, o padrão JPEG já está presente no mercado há mais de 20 anos e, apesar de se mostrar eficiente, era evidente que uma hora ou outra um novo padrão de compressão aprimorado iria aparecer. Agora, resta esperar por mais novidades vindas do Alliance for Open Media.

Via: MC

Outras Notícias
© 2016 Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia