ISO - Entenda o que é e como utilizar [SIMPLIFICADO]

19/09/2016 - 02h28min - Por
COMPARTILHE
FACEBOOK Twitter

ISO significa “International Organization for Standardization”, ou seja, “Organização Internacional para Padronização”, que na fotografia analógica define a sensibilidade do filme e na digital a sensibilidade do sensor.

Quanto mais baixa for a sensibilidade, mais luz será necessário para fotografar, e quanto maior a sensibilidade, menos luz será necessário.

ISO 100, 200, 400...Quando o número dobra a luz é dividida pela metade, isso quer dizer que utilizando ISO 800 eu preciso apenas da metade da luz utilizada com ISO 400.

Em um ISO de baixa sensibilidade (100), a foto terá menos ruído, ou seja, maior qualidade, já em um ISO de alta sensibilidade (800) haverá mais ruído, eles serão perceptíveis, e consequentemente a qualidade da imagem irá diminuir. Por curiosidade, no filme fotográfico em vez de uma imagem ser formada por pixels ela é formada por grãos, como já explicado em uma matéria anterior, no ISO 100 o grão é menor, mais nítido, e no ISO 800 ele é perceptível, maior e menos nítido.

Não significa que um grão maior seja ruim ou desagradável, pelo contrário, o charme nas fotos e vídeos antigos está no grão, que hoje tentamos reproduzir na hora da edição.
Quando uma fotografia precisa ser clara sem perder a qualidade, tente configurar a abertura (F), tempo do obturador (1/250s, 1/60s...) e por ultimo o ISO, a partir de 800 a imagem já começa a apresentar uma quantidade considerável de ruído.
Você precisa decidir o que é mais importante no resultado final, se o destino da foto é a internet um bom tratamento de imagem pode amenizar o problema, porém em uma ampliação/revelação o ruído trazido pelo ISO alto poderá ser prejudicial ao seu trabalho.
Um ISO mais alto permite que você utilize o obturador em 1/4000s, por exemplo, pois ele irá compensar a alta velocidade, e assim também será com o diafragma, ele permite que você utilize um número F. maior sem que a foto fique escura.
A fotografia fica melhor quando estudada, entendendo como tudo funciona e a relação que os componentes tem entre si pode ser fundamental, confira as outras matérias sobre revelação de filme, revelação de papel, diafragma, profundidade de campo, foco, obturador e fotometria.

Outras Notícias
© 2016 Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia