Dicas para começar a fazer macro fotografia

17/03/2017 - 09h00min - Por Arthur Manson
COMPARTILHE
FACEBOOK Twitter

 

Macro Fotografia é a captura de imagens de pequenas coisas, visando destacar e realçar os detalhes não perceptíveis a olho nu. Uma foto é considerada macro quando o tamanho do assunto é fotografado com uma proporção entre 1:1 e 10:1, ou seja, quando o detalhe em questão é igual ou até 10x maior que o real. Uma proporção acima de 10:1 é considerada macro fotografia.

Neste artigo vamos oferecer algumas dicas de equipamentos para iniciar ou aprimorar a  macro fotografia.

1 – Lentes Macro

Antes de escolher a lente para macro fotografia é necessário analisar qual tipo de fotografia você vai fazer. Geralmente a macro fotografia é associada com insetos e fotos da natureza, porém é utilizada em diversos tipos de trabalhos profissionais de diferentes estilos.


Após decidir qual o tipo de macro fotografia que você trabalhará, procure uma lente macro ideal para aquela ação. Procure lentes realmente para esse tipo de trabalho para ter melhor resultados, como as listadas:

  • Lente Canon EF 50mm f/2.5 Macro:
  • Lente Nikon 40mm f/2.8G AF-S DX Micro:
  • Lente Sigma 50mm f/2.8 Macro for Sigma:
  • Lente Sony 50mm f/2.8a Macro:

2 – Utilize um Adaptador reverso.

O adaptador reverso é um equipamento extremamente útil e econômico na macro fotografia. Você transforma sua Lente zoom comum em uma Lente Macro, fazendo a inversão de sua posição no corpo de sua câmera.

3 – Abertura, foco e profundidade:

Ao fazer macro fotografia é recomendável buscas lentes com aberturas menores, pois quanto menor sua abertura, mais detalhes de foco você consegue. Com isso, você amante de todos os detalhes do motivo principal imagem.

Considere usar a abertura de f/1.8 onde você terá menor visão do campo e maior aproximação do foco de seus macro fotografia. É recomendado utilizar foco manual para maior precisão de focagem, já que o foco manual pode registrar mais do que o necessário em busca de um foco de maior distância em outros objetos.

4 – Iluminação.

Toda fonte de luz é necessária no macro fotografia. Ao registrar objetos muito pequenos todos os detalhes devem ser vistos e para isso é fundamental que toda a área do foco esteja nítida e bem iluminada. Os Flashes Speedlite para Câmeras DSLR podem, nesse caso, não ser uma boa escolha já que não possuem potência mínima para refletir o necessário neste tipo de imagem.

Confira alguns exemplos de Flash para Macro Fotografia:

  • Flash Circular MK-14EXT Macro Ring para Nikon
  • Flash Circular Canon MT-24EX
  • Flash Circular Canon MR-14EX II Macro Ring Lite
  • Flash Circular Nikon R1C1 Speedlight Wireless Close-Up



O ideal é utilizar iluminadores circulares de Led, na prática, são flashes macro que dispõem de sistema de iluminação mais suave e uniforme sem perder a potência e qualidade.

Outras Notícias
© 2016 Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia