Entenda as diferenças entre os padrões CMYK e RGB

19/09/2016 - 02h16min - Por
COMPARTILHE
FACEBOOK Twitter

CMYK e RGB são padrões de cores, cada um deles possui uma finalidade específica. CMYK é composto por ciano (C), magenta (M), amarelo (Y) e preto (K). Este é o padrão das tintas. As impressoras que temos em casa, ou até mesmo as de grandes gráficas trabalham com esse padrão de cor, pois deste modo podemos obter todas as outras cores que necessitamos para imprimir. Isso ocorre da mesma forma com outros tipos de pigmentos. Devemos usar ele de modo geral nas impressões, inclusive na hora de revelar fotos, isso porque 4 cores de tinta geram uma qualidade final superior do que se utilizado somente 3.
Já o RGB é formado pelas cores vermelho (R), verde (G) e azul (B). Este padrão é considerado ideal para visualização em formatos digitais, pois a luz quando decomposta apresenta estas 3 cores, e com isso conseguimos enxergar todas as outras milhares de cores na tela. Quando é necessário criar um banner para um site ou editar alguma foto, por exemplo, devemos usar o padrão RGB.

Quando mudamos uma foto de RGB para CMYK, ou vice-versa, é possível notar uma variação nas cores apresentadas. Por este motivo é necessário ficar atento ao padrão de cor ideal que você deve utilizar no seu trabalho para que não tenha surpresas com o resultado final. É importante salientar que devido às diferenças apresentadas entre os dois padrões, a mesma imagem apresenta tonalidades diferentes na tela do computador e na hora da impressão. Alguns programas como o Corel Draw aplicam filtros, eles tentam exibir no monitor a imagem exatamente como será impressa. 

Outras Notícias
© 2016 Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia