5 exercícios para você se tornar um fotógrafo melhor

13/02/2017 - 22h00min - Por Arthur Manson
COMPARTILHE
FACEBOOK Twitter



Para quem está apenas começando, essa é uma dúvida que pode surgir: afinal, como evoluir a partir daqui? Como melhorar aquilo que você já faz? Pois trabalhando alguns aspectos simples você conseguirá se sentir mais seguro quanto a sua fotografia – e fazê-la evoluir gradativamente, de forma natural.

1- Sempre edite seu portfólio

Se você já acumulou algumas fotos das quais sente orgulho, uma boa ideia é tirar um tempo para editar e atualizar seu portfólio. Certifique-se de sempre ter seu trabalho mais recente, e que não haja uma repetição exaustiva do mesmo tipo de foto.

Misture e combine suas fotos de uma maneira interessante, coloque suas fotos com grande-angular próximas as de close-ups e veja se consegue criar entre elas uma conexão, uma história, mesmo que as fotos não tenham sido tiradas no mesmo momento.

Se você ver que as fotos mais antigas não correspondem ao seu estilo atual, não hesite em excluí-las ou colocá-las em uma de suas galerias fora da parte principal do site ou perfil.

Pense com carinho no seu perfil nas redes sociais; ele é como uma vitrine de loja: ninguém vai acreditar que você é um sapateiro criativo se tem 20 pares de sapatos marrons semelhantes empoeirados e ultrapassados em exposição.

2- Esqueça a marca d’água

É verdade que não gostamos de ver nossas fotos roubadas ou utilizadas sem crédito. Nem um pouco. Mas se você perceber, fotógrafos profissionais bem sucedidos geralmente não carimbam suas fotos com marca d’água.

Antigamente, era uma ferramenta artística para se certificar de que um comprador sabia que uma obra particular é genuína, era como um “selo de qualidade”. Mas hoje em dia, pela grande popularização, a marca d’água é usada principalmente por amadores. Muito pelo excesso do uso é considerada como um sinal de falta de profissionalismo. Até porque algumas marcas d’água são exageradas e atrapalham a visualização da foto.

Mesmo que você esteja só começando, pense que seu trabalho deve falar por si e ser reconhecível, não a sua marca d’água. Se você se fizer sempre presente de uma forma agradável, não exagerada, nas redes sociais, isso acaba acontecendo. E é verdade que um pedaço de texto ou um logotipo não nos protegem 100% da violação de direitos autorais. A manipulação de imagens está aí para provar isso, não é difícil tirar uma marca d’água de uma foto.

3- Esteja ciente das tendências criativas e trabalhe seu estilo

Acompanhe tendências de perto ou, pelo contrário, ignore as tendências estabelecidas e trabalhe para encontrar alguns novos elementos fotográficos que podem evoluir para as tendências futuras. Esteja em contato próximo com a comunidade fotográfica, siga os fotógrafos conhecido e também os populares no momento; saiba o que os fotógrafos estão fazendo por aí.

Embora certos temas sejam atemporais e serão fotografados ano após ano, muitas ideias tendem a envelhecer muito rápido. Por exemplo, se você estiver fazendo fotografia em geral, abstenha-se de fotografar pessoas ou objetos no fundo branco ou preto.

Sim, tecnicamente não há nada de errado com isso e tais fotografias podem ser feitas com muita habilidade e talento, mas atualmente isso não é o que os clientes e compradores geralmente estão procurando.

Outra coisa que você pode considerar não colocar em seu portfólio profissional são fotos de detalhe das florese insetos, a menos que seu foco seja a fotografia macro – e que isto seja feito de uma forma verdadeiramente única e tecnicamente desafiadora.

4 -Publique o seu trabalho de forma contínua

Publique seu trabalho pelo menos uma vez por semana, todas as semanas! À primeira vista pode ser um desafio: tirar fotos sempre que você tem uma oportunidade e ter certeza de que o trabalho que você está postando atende aos seus padrões.

Mas, como acontece com qualquer hábito, apenas o primeiro passo é o mais difícil, enquanto a recompensa será muito gratificante. Logo um número suficiente de pessoas encontrarão suas fotos por si próprias, enquanto a qualidade do seu trabalho vai continuar aumentando dramaticamente à medida que você vai também tiver a resposta das pessoas. Dedicação e consistência também mostrarão a seu público-alvo que você é sério e apaixonado por seu trabalho, e levá-los a ficar de olho em você.

5- Siga um bom número de fotógrafos que inspirem você

Estabeleça um bom número de pessoas cujo trabalho impressione você e siga estes fotógrafos nas redes sociais para acompanhar o que eles criam de novo. Nada ajuda a melhorar mais rápido na sua evolução quanto ser parte de uma comunidade que o desafie, estar ligado nas tendências da fotografia e se cercar de inspirações que o façam recriar e repensar algumas das ideias que você acabou de ver.

Fonte: Iphoto Channel ISO 500PX

Outras Notícias
© 2016 Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia