Por que os concursos são bons para sua fotografia (e como aproveitar isso ao máximo)

28/12/2016 - 14h00min - Por Arthur Manson
COMPARTILHE
FACEBOOK Twitter



Submeter o seu trabalho a um concurso pode ser assustador. Você envia seu trabalho para análise e para quem está emocionalmente investido em suas fotos, de forma a torná-los vulneráveis ??também.

No entanto, se você for capaz de enviar suas imagens para competições, você talvez perceba que os benefícios se estendem além da possibilidade de autopromoção.

1. Competições transformam você em seu melhor crítico

Se você quiser entrar com uma chance de ganhar um concurso, então você precisa usar seu melhor clique. Mesmo que haja critérios sobre quantas imagens você pode enviar para um concurso, o que enviar precisa ser o melhor que você pode oferecer. Como conseqüência, você aprende a ser objetivamente crítico de seu trabalho. Ao praticar tais rigorosas avaliações de seu trabalho você vai começar a identificar suas deficiências e suas forças como um fotógrafo. Quando perceber onde está errando, então você poderá trabalhar para aperfeiçoá-lo.

2. Competições promovem a originalidade

Eu sei que às vezes pode se sentir como se você estivesse preso no tempo ao olhar para um concurso de fotografia e compará-lo ao do ano anterior. Porém cada vez mais a interpretação original de um tema ou assunto vai agarrar a atenção dos avaliadores. Tentar reproduzir uma imagem vencedora de um ano anterior pode ocasionalmente ser bem sucedido, mas possivelmente, não será. Se você quer que seu trabalho seja notado por aqueles com poderes de concessão, então concentre-se em abordar suas imagens a partir de um ponto de originalidade.

Lembre-se: seja qual for o motivo que você pratica fotografia, trata-se de expressar como você vê o mundo. Suas inscrições em um concurso são meramente uma extensão desse princípio.

3. Os parâmetros são bons para o seu desenvolvimento

Estipulações e limitações podem ser frustrantes, seja em um concurso de fotografia onde as imagens precisam ser em preto e branco, mas isto o faz praticar e te estimula a ir além da sua zona de conforto (por falta de um termo melhor). Se você quer submeter a melhor imagem que você pode dentro das limitações, o desafio da restrição força você a aprender algo novo e ser criativo.

Se você pudesse enviar uma imagem em qualquer formato ou gênero que quisesse, você enviaria o que conhece melhor. Quando há restrições, você tem a opção de experimentar e refinar suas habilidades.

4. Suas habilidades narrativas e interpretativas

Os avaliadores de concursos estarão olhando para a sua imagem, não para o textão que você está livre para postar com ela no Facebook ou Flickr. Se uma foto não tem uma história forte e facilmente discernível, então os avaliadores perderão o interesse nela e passarão para a próxima submissão sem um segundo olhar. Além disso, não é apenas a história da foto que precisa ser forte, mas sua interpretação do tema da competição deve ser clara.

5. Concursos podem ajudá-lo a ser notado

Eu nunca recomendaria você a entrar em um concurso de fotografia que negocie seus direitos por exposição. Estes são horrivelmente exploradores de fotógrafos, prejudicando a indústria da fotografia e, geralmente, éticamente duvidosos. No entanto, há uma abundância de competições onde você tem a oportunidade de ser apresentado e também de seu trabalho ser visto online por milhares de pessoas sem ter que sacrificar seus direitos. Mesmo que não ganhe, você nunca sabe quem poderá ver suas fotos e gostar.

6. Existe a possibilidade de um feedback gratuito

As chances de um concurso oferecer feedback sobre cada inscrição é rara, mas muitos deles fornecem um serviço aleatório de crítica para as inscrições, ganhandoras ou não. A perspectiva de algumas críticas de fotógrafos respeitados e especialistas em seu campo é um grande incentivo para entrar em uma competição.

7. A concorrência é saudável

Colocar suas fotos contra seus oponentes é bom para você, bom para eles e bom para a fotografia como uma disciplina. Comparação contra outros irá ajudá-lo a determinar onde você precisa melhorar, bem como dar o estímulo que você precisa para fazê-lo.

8. Pode haver prêmios

Acredito que não preciso explanar sobre isso.

Entretanto, escolha os concuros sabiamente. Leia atentamente os termos e condições e não envie nada que espere que você ceda seus direitos de imagens. Isso não é uma competição; é exploração.

Fonte: Diyphotography

Outras Notícias
© 2016 Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia