Como manter-se motivado?

17/11/2016 - 22h00min - Por
COMPARTILHE
FACEBOOK Twitter

Foto Banco de Imagens: Cameron Kirby

Em época de um mercado instável, alguns profissionais se vêem diante de um cenário desafiador e competitivo. O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico. Independentemente do tipo do profissional que você é, pode chegar um momento em que a motivação, a inspiração e o entusiasmo enfraqueçam um pouco. Isso pode acontecer em qualquer profissão. A motivação pode ser definida como a energia que nos leva a participar de um desafio, induzindo-nos a realizar ações. Quando um profissional não está motivado o trabalho não rende, não gera resultados e falta assertividade.

A motivação está muito ligada aos anseios, desejos, sonhos e objetivos do profissional. Motivação significa “Motivo para Ação”. Percebemos que um dos maiores desafios neste mercado global da fotografia, é o de manter-se automotivado e com durabilidade. Não é apenas acordar empolgado, mas de saber como manter esta energia positiva durante o dia. A motivação é fundamental no mercado da fotografia e a falta deste combustível faz o profissional ficar entediado, letárgico e sem motivação; isto é péssimo para o seu negócio. A motivação funciona como um combustível que irá orientar a energia positiva na direção das metas e objetivos e o profissional de fotografia tem que criar na sua mente um motivo para ação.

Quando temos as crenças fortalecedoras de que temos o poder de mudar o nosso mindset para os resultados extraordinários, ficamos envolvidos ativamente nos processos para atingir determinado objetivo. É comum que pensamentos negativos e aquela voz sussurrando no ouvido fiquem te sabotando constantemente. Mas, evite os pensamentos negativos e os boatos que são uma parte normal do funcionamento humano e da desmotivação.

O profissional que se comporta como “vítima” e que “desiste” facilmente, acreditam que são os outros a causa dos seus problemas e responsáveis pelo que sentem. Se o dia a dia está pesado, mantenha a motivação pensando no futuro. Aposte no autoconhecimento, concentre-se em viver o aqui e agora.Não adianta ficar reclamando da crise e tudo, aproveite o momento para mostrar as suas habilidades e gerenciamento das suas emoções. Tenha resiliência, capacidade de improvisar e coragem para inovar. O reverendo norte americano Martin Luther King Jr. dizia que: “Se você é um varredor de ruas, deve querer ser o melhor varredor de ruas do mundo”.

Mantenha uma atitude positiva nos momentos bons e ruins. O cenário está mais desafiador, lembrem-se que quem sai na frente bebe água limpa; quanto antes você se der conta e começar a pensar diferente e agir, menos doloroso será o processo de mudança e adaptação. Manter uma mente positiva e equilibrada traz resultados extraordinários e saia do Ciclo do Tédio que é compostos por três fases: Felicidade, Sensação de Estagnação e do Tédio.

Seja empático, trate todos como gostaria de ser tratado. Lembre-se que as dificuldades sempre aparecerão no seu caminho, mas nada como um dia após o outro para ir ao encontro de novos objetivos.

Autor: Paulo Barreto é formado em administração de empresas, pós-graduado em gestão estratégica de negócios e coach. Atua como professor universitário nas disciplinas de técnicas de negociação, marketing, gestão de pessoas e teoria geral da administração. Além disso Paulo também ministra palestras focadas em motivação, liderança, gestão de pessoas, vndas, marketing e coaching.

Via Portal Photos

Outras Notícias
© 2016 Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia